terça-feira, 16 de setembro de 2014

PANELAS NA PAREDE



Parando um momento para refletir, observei o quanto buscamos a felicidade em coisas e situações que não passam de um amontoamento de bens materiais e momentos sem muita relevância. Há quem busque a felicidade num carro novo, numa casa própria, em móveis, festas, encontros sociais. Não que tudo isso não nos proporcione momentos de alegria, mas será mesmo que com isso conseguimos conquistar felicidade?
Lucia, uma mulher de meia idade, muito batalhou na vida para conquistar muitos de seus sonhos, ou o que lhe pareciam instrumentos para a construção de uma felicidade que nunca chegou. Casou-se aos vinte, com o rapaz com quem ela desde adolescente quis casar, teve dois filhos, como havia planejado, e muito lutou para alcançar o status que ocupa hoje.
Dona de uma grande empresa de utensílios domésticos, é muito respeitada no mundo dos negócios, tendo sido por duas vezes campeã do Prêmio Panela de Ouro.
Com muito zelo, embora com dificuldade, Lucia criou os dois filhos ao lado do marido, que sempre a ajudou. A filha mais velha formou-se em direito e tem o próprio escritório, que toca ao lado do marido. O filho mais novo ainda cursa a Faculdade e é um aluno exemplar.
Agora uma pergunta: Lúcia é feliz?
Resposta: NÃO, Lúcia não é feliz.
Mesmo com tudo o que conquistou na vida, Lúcia não consegue viver feliz. O conforto, a segurança, os bens, os prêmios, nada trouxe a ela a felicidade que esperava alcançar.
Ao analisar a vida, Lúcia observa que feliz mesmo ela era quando morava com a mãe numa casinha simples de pau a pique, construída com muito amor por seu pai, para abrigar a família. Vejo as lágrimas rolarem dos olhos dela ao contar como a mãe organizava as panelas na parede, formando ali um armário invisível. Ela relembra uma infância muito sofrida, porém FELIZ, em que brincava no quintal com os irmãos.
Hoje, panelas na parede mesmo, só as esculturas dos prêmios que recebeu, mas bem que Lúcia gostaria, de por alguns instantes ver, novamente, a mãe a organizar as panelas na parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário