quarta-feira, 8 de abril de 2015

O AMOR POR PRINCÍPIO



Ontem, ao chegar em casa, uma situação me incomodou. Vi várias crianças, tarde da noite, andando pela rua e conversando sobre coisas que eu nem ao menos sonhava em saber, quando tinha a idade delas (não que eu me lembre). Tal situação me fez refletir sobre algumas questões: Quando foi que nossas crianças deixaram de ser crianças? Quando foi que elas passaram a brincar de ser adultos com tanta veracidade? O que fazem os pais dessas crianças enquanto elas estão na rua, vivendo em bandos, quase que em gangues?
Me lembro bem que quando eu era criança o toque de recolher da minha mãe era fiel e severo, ai de mim se, mesmo respeitando, chorasse no momento de voltar para casa. Brincadeiras na rua tinham um limite de distância, que não ultrapassava 100 metros da minha casa. Ir à escola sozinho foi algo que só chegou à minha vida aos 11 anos. Sempre fui fiel aos estudos e não desapontava meus familiares nesta área. Mas, mesmo assim, minha mãe era irrepreensível em sua forma de educar e corrigir, pois sempre acreditou que o caráter é uma característica respeitável e transformadora da sociedade.
Em nossa bandeira está estampada a frase “Ordem e Progresso”, porém, ordem é uma coisa que a cada dia fica mais escassa. E o progresso então, melhor nem citar.
O que poucos sabem é que o lema nacional da República Federativa do Brasil é a forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Augusto Comte: "O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim".
As chuteiras onde o amor foi amarrado, como dizia uma canção recém-cantada por toda a nação, durante um lance no vazio, foram lançadas na lama e com elas foi-se embora aquele que deveria estar dentro do nosso coração: o amor.
Por que esqueceram justamente do principal, do essencial, do primordial? Como pode o amor ter ficado para traz como algo desnecessário, deixando de exercer um papel tão fundamental?
Ao final da minha reflexão uma frase fica cravada em meu coração:
Somente quando o amor de Cristo for o princípio, alcançaremos a ordem e o progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário