quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Copa do Brasil vai começar pra valer

Por Marcio Souza

Na última terça-feira,4, foi realizado o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2015, no auditório da CBF, no Rio de Janeiro.

Pois bem, antes de 2013, ano em que os seis classificados para a Libertadores na temporada anterior passaram a participar da Copa do Brasil, o torneio mais democrático do nosso futebol se tornou mais interessante, pois as "seis melhores equipes do país" entram no certame, um erro gigantesco cometido pela CBF nas temporadas anteriores e que foi concertado, dando mais emoção, alimentando mais a rivalidade entre os grandes clubes, e claro, a zoação àqueles que são eliminados.

Me perdoem as 70 equipes que ficaram para trás, mas agora sim a Copa do Brasil vai começar pra valer.

Diferente do que faço no Brasileirão, vou tecer análises sobre os confrontos e em seguida, em momento Marcio Dinah, dizer os meus favoritos para seguir na competição.

Os confrontos de ida vão ser realizados nos dias 19 e 20 de agosto, já os de volta nos dias 26 e 27 do mesmo mês. Desses, destaque para os clássicos no Rio e em São Paulo.

Nos dias 19 e 26, na capital carioca, um Flamengo e Vasco que promete ferver o Maracanã. As polêmicas já começaram, vide Sheik e Eurico Miranda, e muitas virão até lá. O time da gávea vive um momento mais tranquilo, tanto fora, quanto dentro de campo, existem peças na equipe que podem desequilibrar, falta somente o Cristóvão saber usa-las, coisa que não vem conseguindo. Já para os lados de São Januário a coisa está mais preta do que branca. A equipe vive situação complicada no Campeonato Brasileiro, penúltima posição, e sem sinais de melhora. O que pode dar esperanças para os cruzmaltinos é a lembrança dos dois últimos jogos contra os rivais, onde os vascaínos levaram a melhor, se souber trocar a chave entre competições, pode ser que passe. Maaaas acredito que o Mengão possui uma leve vantagem.

Pegando a Rio-Santos, desembarcamos na Vila Belmiro onde acontece o primeiro Jogo entre Corinthians e Santos no dia 19, o segundo, óbvio, será no Itaquerão dia 26. Com Dorival Júnior o peixe evoluiu e consegue ver uma luz no fim do túnel em relação ao seu futebol. Já o time de Tite é mais encaixado, com mais padrão de jogo, mesmo sofrendo para fazer gols, com a exceção do último contra o Vasco. O primeiro jogo vai direcionar quem deve avançar para a próxima fase, se o Santos fizer um bom resultado na vila tem chances, caso contrário, adeus sonho do bicampeonato. Dá curintians, mano.

Outro confronto com boas expectativas é entre Palmeiras e Cruzeiro, ida no Allianz Parque dia 19, e volta dia 26 no Mineirão. O alviverde vive ótima fase, tem um técnico que conhece o adversário como ninguém, além de um time melhor do que o do Cruzeiro. Já a raposa ainda não se encontrou na temporada, será que chegou a hora?. Bem, Marcelo Oliveira, técnico do verdão não costuma ir bem em mata-mata, já luxa possuí um retrospecto melhor, dedução difícil, mas mesmo com alguns palmeirenses que leem o blog dizendo que seco o seu time, o Palmeiras me parece mais preparado para conseguir a vaga.

No Couto Pereira o Coritiba recebe o Grêmio no dia 19, e visita Porto Alegre no dia 27. O coxa além de viver a pressão de não conseguir sair da zona de rebaixamento no Brasileirão, apresenta um péssimo futebol, sem perspectiva. O seu adversário gaúcho vive momento distinto, briga pelo G4 no Campeonato Brasileiro e possui um futebol infinitamente melhor. Por ter mais estrutura emocional e futebol, o time do Rio Grande avança em busca do pentacampeonato.

O Atlético Mineiro vai tentar manter o escudo de campeão da Copa do Brasil, pois é o atual, recebendo o Figueirense no Independência no dia 19, e fazendo o jogo de volta no dia 26, em Florianópolis. Um dos jogos onde há mais diferença entre equipes nessa fase. O galo voa literalmente em seus jogos no Brasileirão, melhor ataque, o que mais venceu, time entrosado..., mas o Figueira deu trabalho na última visita a BH, se jogar futebol o time mineiro avança tranquilão, agora se pensar que já ganhou... pode ser sua ruína. Para o figueira resta acreditar e plagiar o canto da torcida do rival: "Eu Acredito" e tentar uma zebra daquelas gigantescas para conseguir chegar as quartas. Sem titubear, dá Galo!!

Fluminense e Paysandu jogam no Maracanã, dia 20 e no Mangueirão, em Belém, no dia 26. É um jogo aparentemente fácil para os cariocas, mas o papão possui uma arma valiosa, sua torcida apaixonada, que empurra e estremece o Mangueirão. O flu precisa fazer uma boa vantagem no rio, caso contrário, sofrerá em terras paraenses. Sem apagão daquele que ocorreu no ano passado contra o América do RN, na mesma Copa do Brasil. Tricolor carioca passa, mas precisa abrir os olhos.

O São Paulo encara o Ceará no Morumbi dia 20, fazendo o jogo de volta no dia 26, no Castelão, em Fortaleza. Outro jogo com favoritismo escancarado, no caso para o time paulista. Mesmo com as dificuldades enfrentadas por Osório, o elenco do São Paulo é muito superior ao do seu adversário, último colocado na Série B. É obrigação do tricolor paulista vencer o vozão, coso isso não ocorra, Osório fica na corda bamba, aliás, já está. Vou de SPFC.

Assim como Atlético-MG, Fluminense e São Paulo. O Inter deu sorte no sorteio da última terça-feira. Pega o Ituano, com o primeiro jogo no Beira-rio, dia 20, e o segundo dia 27, no Novelli Júnior, em Itu, interior de São Paulo. A equipe gaúcha tem 99% de chances de avançar para as quartas de finais, mas o time vive momento conturbado, antes mesmo da eliminação na Libertadores. Diego Aguirre precisa chacoalhar os jogadores colorados para que o 1% pró time paulista não vire realidade. Tarcísio Pugliese não tem mais o que perder com o seu Ituano, é aí onde mora o perigo. Colorado vai adiante, tchê. Mas não será de vareio.











Nenhum comentário:

Postar um comentário