sábado, 1 de agosto de 2015

A 16a rodada do Brasileirão continua...

Por Marcio Souza

A rodada que teve início na última quarta-feira, 29, com dois jogos (ver análise dos jogos de quarta), vai continuar neste sábado e domingo. A luta para permanecer/entrar no G4 será de arrepiar, assim como os confrontos diretos para fugir da zona de rebaixamento.

A luta pelo G4 pega fogo no maracanã, às 18h30min de hoje, no embate entre tricolores. O Fluminense recebe o Grêmio, ambos com 27 pontos na tabela. O tricolor carioca, 7º colocado, precisa voltar a vencer, assim como o tricolor gaúcho, 6º colocado, os dois vêm de derrotas para Chapecoense e Flamengo respectivamente e não querem se afastar dos quatro primeiros. O jogo vai ter um tempero especial, a estreia de Ronaldinho Gaúcho pelo time do Rio, claro que os gaúchos vão querer colocar água no Chopp do seu ex ídolo e atual desafeto. Vale a pena conferir!!

Na terceira posição com 28 pontos, encantando e atropelando todos os adversários nas últimas rodadas está o Palmeiras, que recebe o Atlético Paranaense, às 11h de domingo, no Allianz parque, para manter-se no G4 e também na briga pelo título. Marcelo Oliveira tem cacife para isso, afinal é o atual bicampeão brasileiro. O  furacão vem de vitória contra o Avaí, e come pelas beiradas, está na oitava posição com 25 pontos, se vencer encosta no verdão.

Também às 11h do domingo, no Couto Pereira, em Curitiba, o coxa, 19º, terá um jogo conhecido como de seis pontos contra o Goiás, 17º, ou seja, confronto direto para tentar sair da zona do rebaixamento, onde estão os dois no momento. O time paranaense conseguiu um empate no fim da partida contra o Corinthians na rodada anterior, ótimo resultado não, engano, o jogo foi na capital paranaense. Já o Goiás perdeu para o Flamengo no Serra Dourada e entrou no Z4. Jogo de desesperados, um fungando no cangote do outro lá embaixo.

Nos jogos das 16h, destaque para o confronto entre Flamengo e Santos no Maracanã, espera-se ótimo público. O Mengão, 11º conseguiu uma sequência de duas vitórias no campeonato, na última rodada venceu o Goiás fora de casa, e se afastou um pouco da zona perigosa. O seu maior temor é jogar em casa, apenas sete pontos em 21 disputados. O peixe, 15º, venceu na "rodada bônus" o Joinville, e conseguiu sair da zona do rebaixamento, mas ainda não respira aliviado, está três pontos à frente dos rivais. Aperitivos para um bom jogo existem, resta saber se as equipes irão fazer jus ao espetáculo.

No beira-rio, um Inter, 10º, pressionado recebe a Chapecoense 9º, precisando vencer. O técnico colorado, Diego Aguirre, não tem mais a desculpa da Libertadores para se agarrar. Com o plantel que tem em mãos é obrigação lutar pelo título e não ficar no meio da tabela, a torcida sabe disso e não vai deixar barato um eventual tropeço. O time catarinense vai tentar surfar na pressão que o colorado vai sofre fora de campo para seguir sua luta para permanecer na Série A. É isso mesmo, acho que quanto mais pontos a Chapecoense ganhar, melhor, pois é aquele time que vai lutar sempre para não cair, mesmo estando na nona posição no momento.

Os outros times de Santa Catarina não vivem um bom momento como o rival citado acima. Joinville e Avaí fazem o clássico catarinense da roda, na arena Joinville. O JEC, 20º, tenta sem sucesso sair da lanterna, o que torna cada vez mais dedutível seu rebaixamento. O Avaí respira um pouco melhor, na 14ª posição, ver no confronto contra o rival estadual uma maneira de se afastar um pouco mais do Z4. Não podemos esquecer que "clássico é clássico e tudo pode acontecer", inclusive uma vitória do Joinville.

Já em Florianópolis, distante 179 quilômetros de Joinville, acontece o jogo entre Figueirense 16º, e Ponte Preta, 12º. O time da capital catarinense não consegue se desgarrar da parte de baixo da tabela e para não fazer companhia ao seu conterrâneo do Norte, precisa vencer. Já o time paulista teve um início de campeonato muito bom, mas a realidade começa a aparecer no horizonte da macaca de Campinas. Mais um jogo de desesperados.

Enfim chegamos às 18h30min de domingo, onde o quarto colocado Sport enfrenta o 13º colocado cruzeiro, na Arena Pernambuco. O time pernambucano está enchendo os olhos de todos no Brasileirão, tanto pela sua campanha, quanto pelo futebol apresentado. Vamos ver se terá fôlego para aguentar até o fim do campeonato. O Cruzeiro continua adormecido, a torcida deve sentir falta dos áureos tempos de Gulart, Everton Ribeiro e companhia limitada. De quebra ainda ver um ex técnico dirigindo seu time. Claro que o passado de Luxa é inquestionável, mas seu presente... deixa pra lá. Bom jogo para fechar a rodada que parecia não ter fim.

Ufa!!

Confira a situação do seu time no Brasileirão 2015

Fonte classificação: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário